Arquitetura e Organização de Computadores

Apresentação

Esta página foi criada com intuito de dar suporte aos alunos da disciplina “Arquitetura e Organização de Computadores” da Universidade Federal do Ceará. Porém, os dados aqui contidos podem ser aproveitados por outros professores que lecionem disciplinas parecidas em outras instituições de ensino. Aqui são detalhados os objetivos da disciplina, além da metodologia de ensino utilizada durante o curso, avaliação e uma série de referências. Alunos devem visitar constantemente esta página, pois mesma servirá como um canal de comunicação entre alunos e o professor, assim como o Sistema SigaA.

A disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores é ofertada anualmente pelo Departamento de Computação/UFC, e tem por objetivo apresentar aos alunos os principais componentes dos computadores modernos, bem como as relações entre eles.

Ementa

A disciplina se divide em duas partes. Na primeira são vistos um histórico da evolução dos computadores digitais e alguns de seus principais componentes, como memória, barramento e dispositivos de entrada/saída. A segunda foca no processador e seus sub-sistemas: unidade de controle e aritmético/lógica. A disposição inicial dos assuntos a serem vistos na disciplina inclui:

1. Introdução à organização e arquitetura de um computador digital moderno
2. Evolução e desempenho do computador
3. Visão de alto nível da função e interconexão do computador
4. Memória cache
5. Memória Interna
6. Memória externa
7. Entrada/Saída
8. Suporte do sistema operacional
9. Conjuntos de instruções: características e funções
10. Conjuntos de instruções: modos e formatos de endereçamento
11. Estrutura e função do processador
12. Computadores com conjunto reduzido de instruções (RISC)
13. Paralelismo em nível de instruções e processadores superescalares
14. Operação da unidade de controle
15. Controle microprogramado
16. Processamento paralelo
17. Computadores multicore

Metodologia

Serão realizadas aulas expositivas sobre os assuntos citados na ementa. Idealmente, serão também realizadas aulas práticas em laboratório sobre parte dos assuntos, especialmente, no que diz respeito à programação com linguagem montadora.  As aulas práticas serão intercaladas com aulas teóricas. Serão também realizados exercícios em salas de aula e laboratório, assim como tarefas a serem cumpridas em grupo.

Recursos Didáticos

Será utilizada a plataforma SigaA para divulgar o material didático da disciplina.

Avaliação

A forma de avaliação da disciplina será baseada em provas escritas e individuais. A princípio serão realizadas três provas. As notas poderão ser complementadas com pontos fornecidos pela correta execução de tarefas passadas pelo professor, ficando a critério do mesmo a bonificação ou não do aluno. Ao final das três provas, a média final do aluno será feito por meio da média aritmética de suas notas.

Caso um aluno falte alguma avaliação, o mesmo terá direito a uma segunda-chamada, mediante solicitação no departamento. A segunda-chamada será realizada ao final das aulas da disciplina, uma semana antes da prova final. Se um aluno faltar mais de uma prova regular, ele só poderá repor uma das notas.

Bibliografia

Stallings William Stallings

Arquitetura e Organização de Computadores – 8ª Edição
Pearson